terça-feira, 21 de agosto de 2012



Óleos Essenciais e as Emoções na Gravidez  

Para entendermos melhor como agem os Óleos Essenciais nas emoções originadas na gravidez vamos, primeiramente, ver as alterações que ocorrem no corpo ao longo da Gestação e depois partiremos para os Óleos Essenciais e as emoções na Gravidez e no Parto, certo? Então vamos lá...
 
O corpo na Gravidez

  • Os hormônios responsáveis por manter uma gestação saudável e pelo desenvolvimento do bebê ocasionam alterações em muitos sistemas no corpo da mãe, afetando-a tanto física quanto emocionalmente.
  • As variações no sistema digestivo podem causar náusea,vômito,prisão de ventre e azia.
  • A adaptação no sistema cardiovascular (circulatório) pode gerar a retenção de líquido (edema) e câimbras nas pernas.
  • O aumento do volume do sangue aumenta a pressão arterial, mas algumas posturas seguidas pela mãe podem causar uma rápida queda de pressão, ocasionando tonturas e desmaios.
  • À medida que o bebê se desenvolve dentro do útero, ele pressiona a bexiga, causando a frequência urinária e, muitas vezes, infecções do trato urinário. 
  • Mudanças no pH vaginal também podem provocar o aparecimento de candidíase.
  • O relaxamento dos ligamentos e a redução da densidade do tecido conjuntivo podem provocar dor nas costas e nos ligamentos, especialmente ao redor da região pélvica.
  • Alterações na pele e a evolução de problemas de pele pré-existentes podem se tornar aparentes, e o desenvolvimento da gestação pode resultar em estrias no abdômen, nos seios, nas coxas e nas nádegas.
  • No aspecto emocional, as mulheres podem vivenciar episódios de choro e irritabilidade devido à mudança dos níveis hormonais no corpo. Essa alteração acentua a ansiedade natural, principalmente no caso da mãe de primeira gravidez e está enfrentando responsabilidades até então desconhecidas, bem como mudanças na imagem corporal.
Do ponto de vista médico, todas essas alterações podem corresponder apenas a distúrbios secundários esperados durante a gravidez, mas que podem parecer problemas enormes na percepção da futura mãe.

Por fim, encerrando esse nosso contato, desejo muito sucesso e convido-o a mergulhar fundo no próximo post onde continuaremos o assunto - Óleos Essenciais e as Emoções na Gravidez...

Beijos, MLucia


Nenhum comentário:

Postar um comentário