sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Mudanças Físicas e Emocionais do Segundo Trimestre da Gravidez



Bom dia minha gente!! 

Vamos falar um pouquinho sobre as mudanças físicas e emocionais que ocorrem no segundo trimestre da gravidez para que a Mamãe entenda melhor e se prepare (física e emocionalmente) para a reta final e vença a “maratona”! 

No início do 2º trimestre os enjoos, azia e polaciúria (frequência urinária aumentada) não ocorrem mais. O corpo está mais adaptado às ações hormonais. Os seios seguem aumentando, agora mais discretamente. O ganho de peso normal nesse período é de 5 a 7 quilos, muito por conta do crescimento do feto. É por isso que o aspecto físico nesse segundo trimestre muda rápido. No início, a mulher se sente mais “gordinha” do que grávida. Apesar de o feto ser ainda pequeno, cerca de 15 centímetros, o corpo se alarga para acomodá-lo. A cintura engrossa e a barriga fica distendida. 

Essa sensação de estar “gorda” dá lugar a 1 real “barriga de gestante”. O feto está crescendo e, o seu corpo deve ir se adaptando a esta mudança. Passa a sentir cansaço e fadiga. O útero começa a comprimir o intestino e a prisão de ventre aparece. Também, com a expansão do útero, outros órgãos são apertados — e até deslocados. “O estômago vai para a direita, deixando a digestão ainda mais lenta”. O espaço de movimentação do diafragma vai ficando menor e passa a sentir falta de ar. 

O metabolismo, mais rápido, aumenta o seu batimento cardíaco em mais ou menos 20%, o que pode ocasionar queda da pressão arterial. Este fato é considerado normal visto que a placenta está trabalhando perfeitamente, favorecendo-se do maior volume sanguíneo no corpo. Além da queda na pressão, a gestante pode ter cefaléia (dor de cabeça), sonolência, tonturas e desmaios como consequência desse aumento. Isso é normal.  Quando a pressão não cai ou aumenta, o médico precisa checar possíveis problemas circulatórios. “Para a mãe, o maior risco é a hipertensão arterial, que pode comprometer a oxigenação do bebê e seu crescimento”. 

Outro sintoma que pode surgir no segundo trimestre é a insônia. O fato de não dormir adequadamente leva a uma diminuição da sua capacidade de concentração. Alguns momentos de descanso podem minimizar esse efeito. 

A partir do quinto ou sexto mês, o abdômen pode começar a ficar enrijecido.  São as contrações consideradas normais e esperadas. Elas só devem ser motivo de preocupação se forem dolorosas, muito frequentes ou se houver sangramento.
  
Paz e Tranquilidade 

Pois bem, a Família Gestando está entrando no 6 º mês lunar, pois está na 21ª semana e como já está mais habituada com a idéia da gestação e com as alterações no corpo, a gestante sente-se mais tranquila e bonita. A ligação com o bebê vai se solidificando e aumenta quando a mãe passa a chamar o bebê pelo nome. 
Cria uma imagem e sonha como ela será. 

Fonte: 


Tchau e até o próximo post, bjos!! MLucia
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário