Olá!! Voltei...
Complementando o post anterior - Mudanças Físicas e Emocionais do Segundo Trimestre da Gravidez vamos falar um pouco sobre Refluxo gastro - esofágico que é 1 problema sério que pode ocorrer à gestante no final do 2º e no 3º trimestre de gravidez devido ao desenvolvimento do bebê e o deslocamento do estômago mais para a direita.

Virgê Santa!! Passei 12 horas no I. de Cardiologia com suspeita de infartoo!!
Portanto, por experiência própria sugiro que para evitar o refluxo, a gestante deve acrescentar algumas regrinhas à sua vida, tais como:
- Evitar alimentos como café, chá preto, mate,
- Chocolate, alimentos ácidos, molho de tomate,
- Bebidas alcoólicas e bebidas gasosas.
- Frutas e sucos cítricos,
- Tomates, alimentos picantes ou gordurosos,
- Produtos derivados de leite integral, menta e hortelã.
- Evite fazer exercícios após as refeições.
- Evite usar roupas ou cintos apertados.
- Não se deite com estômago cheio. Por exemplo, evite comer 2 a 3 horas antes de dormir.
- Não fume.
- Fracione a dieta ao longo do dia, evitando assim que a janta seja a principal refeição do dia.Três horas seria o tempo ideal entre a refeição da noite e o deitar - se.
- Reduza o estresse.
- Durma com sua cabeça elevada em torno de 15 - 20 centímetros. Faça isso inclinando toda a sua cama ou usando uma cunha sob o colchão. Uso de travesseiros altos não é aconselhável, pois o corpo tente a descer, diminuindo a distância entre esôfago – estômago, aumentando as chances de refluxo.
- Sugiro dormir em decúbito elevado (em torno de 15º) e com o corpo voltado para o lado esquerdo, pois tal posição dificultará o refluxo em virtude do estômago estar situado no lado esquerdo da cavidade abdominal e com o fundo e a curvatura maior do corpo (partes do estômago) afastados do esôfago e do piloro conforme foto da anatomia do estômago abaixo.
Quando deitada do lado esquerdo a "bolsa" (estômago) serve de "reservatório" e pode dificultar a subida de suco gástrico pelo esôfago.
Nenhum comentário:
Postar um comentário