segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Gestação - 17ª semana a 20ª semana



Olá pessoal!! 

Estou feliz em passar por aqui e ver que, assim como eu, tem amigos que também “torcem” pela história da Família Gestando!! Divulguem este blog para aumentar esta torcidaaa...

Gente o tempo está passando muito rápido, e a Princesinha da nossa história, Marina, completa 20 semanas na próxima 5ª feira, dia 11/10 e, portanto, 5º mês de gestação!! Vamos dar uma olhada e ver como anda a Marina? Então vem comigo... 

Álbum de fotos - Gravidez - Gestação semana a semana

 
  












17ª semana
As secreções do corpo materno tendem a aumentar, devido ao aumento do volume sanguíneo, o que eventualmente poderá ocasionar suor em excesso, congestão nasal e corrimento vaginal. O bebê ganha depósitos de gordura (denominada gordura marrom) sob a pele, que irá corresponder de 2 a 6% do seu peso total no final da gravidez. Essa camada ajudará a manter sua temperatura corporal no nascimento. Nesta fase, ela pesa 142 gramas, isto é, mais do que a placenta. Barulhos externos, se em volume alto, podem assustá-la.


   














18ª semana
Dormir pode se tornar mais incômodo para a mãe a partir de agora. O uso de travesseiros ajuda a encontrar posições mais confortáveis para o sono. O bebê está com cerca de 20 cm e cresce rapidamente. Continua o processo de ossificação. As polpas dos dedos agora estão em formação e começam também a se delinear as marcas digitais. Nos fetos do sexo feminino, os ovários já estão definidos e diferenciados, enquanto nos fetos do sexo masculino, os testículos iniciam agora sua descida para a bolsa escrotal.


















19ª semana
Esta é uma semana em que o bebê começa a crescer, podendo chegar a pesar no final dela cerca de 227 gramas*. Se o bebê é menina, seus ovários já contêm células reprodutivas primitivas. Uma pelugem macia, denominada “lanugo”, cobre todo o corpo do bebê, permanecendo até o nascimento. Às vezes, essa pelugem pode também ser vista na face e nas orelhas depois do parto. As raízes dos dentes permanentes se desenvolvem por trás dos embriões dos dentes de leite.















  


20ª semana
Esta é a metade do caminho! O útero pressiona o umbigo e o faz ganhar um aspecto saliente, “saltado”. Algumas gestantes passam a ter dificuldades para respirar nesta fase, pois os pulmões começam a ser pressionados pelo útero, o que tende a se manter até o final da gravidez. Agora, a mãe pode começar a prestar atenção aos ciclos de sono e vigília do bebê e sentir sua movimentação. O peso está agora acima de 283 gramas. É hora de realizar um ultrassom para espiar as feições do bebê e observar, se necessário, a função dos órgãos e sua morfologia.


Os papais foram fazer a ecografia morfológica e foram informados que a Marina está se desenvolvendo muito bem. A mocinha não mostrou a face, pois ficou durante o exame com as 2 mãozinhas cobrindo o rosto (ou chupando dedo??). Eis algumas fotos da ecografia que prediz que a Marina vai ter a altura do papai (pernas principalmente!!).


   










Circunferência cefálica: 20 cm


 
O pézinho do anjo: 3 cm
Vamos pensar: 20 cm de perímetro cefálico e 3cm de pé = perna grande e cabeça pequena igual ao papai dela. hehehe...









Observem o tamanho da mão!!


 Pois é, terminou o período de apostas sobre o esconderijo da Marina, e quem pensou no Alexandre errou feio porque ele voltou a ficar “esbelto”, o que sugere a possibilidade dele ter tido “gravidez  psicológica”!!  Vou postar a evolução do casalzinho e vocês poderão ver que seguem um caminho natural: a Mayá aumenta gradativamente “a barriguinha” e o Alexandre estacionou ou regrediu o volume abdominal... 

Olhem só...
   

 
 
Fontes: 

http://www.ferring.com.br/gravidez-fases-do-ciclo.asp 
http://www.emdoc-consultorio.com.br/photogallery.php?photo_id=7

Gostaram?? Continue acompanhando a Família Gestando com o presente que ganharam - a Marina!
Então tchau e até o próximo post com mais novidades! 

Bjos, MLucia




Nenhum comentário:

Postar um comentário