sábado, 15 de setembro de 2012

Achados da DivinaLucia - "Família Gestando"



Olá pessoal!! 

Que bom que chegamos até aqui - 16ª semana de história da "família Gestando” e que estamos todos juntos felizes pelo transcorrer da história! 

O post de ontem fez sucesso, né? 

Agora, vamos ao que mais interessa que são as novidades da família gestando! A novidade agora é que o “anjinho continua sendo anjinho só que agora tem nome: MARINA !  

As últimas informações da Marina é que está com 16 semanas e 3 dias;12 cm de circunferência cefálica (nesta fase o que mais tem é cabeça!) Hehehe ...  Comprimento do fêmur -2 cm (vai ter perna comprida igual ao Papai!!). Altura: fico devendo porque não foi mencionado; na próxima ecografia com 20 -22 semanas vamos ficar sabendo a sua altura. OK?  

Mas vamos dar uma olhada e ver como anda a Marina - agora com 16 semanas? Então vem comigo... 

Álbum de fotos - Gravidez - Gestação semana a semana

13ª Semana
Muitas mudanças estão ocorrendo no corpo da mãe e do bebê, neste início do segundo trimestre de gravidez. O bebê pesa cerca de 28 gramas. Os vinte dentes se formaram sob a gengiva. O intestino migra do cordão umbilical para dentro do abdômen e o material fecal está em desenvolvimento. As vilosidades do intestino estão em formação, o que favorece os movimentos peristálticos e a digestão. O pâncreas do bebê já secreta insulina.
 

14ª Semana
As alterações hormonais passam a se pronunciar no corpo da mãe a partir desta fase da gestação. As auréolas dos seios tendem a se alargar e a escurecer e o útero está do tamanho de um mamão papaia. O bebê mede em torno de 12,5 centímetros e está produzindo urina, que é eliminada através do líquido amniótico (o fluido que envolve o embrião, preenchendo a bolsa amniótica e que o protege de choques e de temperaturas). E ele praticamente “respira”: na verdade, os movimentos de respiração conduzem o líquido amniótico para dentro e para fora dos pulmões do bebê.  




15ª semana
O coração da mãe aumenta a capacidade de trabalho para suprir as necessidades de oxigênio do bebê a partir dessa fase. O coração está bombeando cerca de 20% a mais de sangue em relação ao início da gravidez. Este volume cresce gradativamente durante a gestação atingindo de 30% a 50% a mais até o final. As roupas começam a apertar e está na hora de adquirir o guarda roupa especial para gestante. Dentro da barriga, o bebê adquire o hábito de sugar o polegar! Já é possível ver claramente as veias por baixo de sua pele rosa, que é bem fininha, nesta fase. O bebê pesa cerca de 70 gramas.
 

16ª semana
A mãe começa a sentir os movimentos do bebê a partir de agora. As que já tiveram outros filhos e as mulheres magras têm mais facilidade de perceber o bebê se mexendo no começo. Não é incomum que as mães de primeira viagem percebam os movimentos somente a partir da 22ª semana. Nesta fase, as orelhas do bebê migram do pescoço para a cabeça. Ele esvazia a bexiga a cada 40 ou 45 minutos. O movimento dos seus braços e pernas ganha maior coordenação e seu peso chega a 85 gramas. Pelo ultrassom é possível saber o sexo, apesar de ainda ser um pouco cedo.


 
Pessoal vou deixar a parte da - Gravidez - As fases no ciclo gestacional
do 4º ao 6º mês para o outro post para não cansar vocês. OK? 

Então tchau e até o próximo post com mais novidades! 

Bjos, MLucia










Nenhum comentário:

Postar um comentário